quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Desabafos: Tem radiografia pulmonar?

Hello looooves!
Pois bem, hoje trago-vos uma publicação completamente diferente daquelas a que já vos tenho habituado. É que às vezes, uma pessoa depara-se com situações tão ridículas, tão fora deste mundo que há uma necessidade enorme de partilhar com toda a gente. Ora atentem, uma pessoa minha conhecida e que infelizmente anda à procura de emprego, foi hoje entregar um Curriculum numa determinada empresa e deparou-se com o seguinte.

Toca à campainha que está situada junto ao portão de acesso:

-Boa Tarde, o que deseja? -diz a senhora lá do outro lado do intercomunicador.
-Boa Tarde, gostaria de entregar um Curriculum Vitae.
-Trouxe radiografia pulmonar? -pergunta novamente a senhora.
-Desculpe? -perguntou a tal pessoa que eu conheço.
-Perguntei se trouxe radiografia pulmonar!
-Não... mas..
-Então se não trouxe, não vale a pena!
-Mas não posso sequer deixar o curriculum?
-Não, sem radiografia pulmonar, não vale a pena deixar nada!

E pronto, lá veio a pessoa pelo mesmo caminho e  com uma grande cara de parva como bónus. Então, não me vão dizer que nos dias de hoje para além de CV, Cartas de Apresentação e Recomendação, ainda é necessário andar com uma radiografia pulmonar atrás? O que vem a seguir? Tubinho de sangue e copinho de urina, ao estilo "nós analisamos e ligamos depois para vir deixar o cv, SE VALER A PENA"?! O que mais me choca no meio desta palhaçada toda é o facto de exigirem a radiografia para poder deixar o CV! É que não é sequer, para começar a trabalhar ou para uma entrevista! Não tinha mais lógica fazer esse pedido se a pessoa for posteriormente considerada para entrevista? Já imaginaram se todas as empresas em que deixamos CVs nos exigissem tal coisa? Andávamos sempre a correr para os laboratórios de análises. É irrisório, é indecente, é mais uma vez, gozar com quem tanto necessita de um emprego. E depois ainda vêm com merdas de reuniões para aqui e para acolá para se discutir o aumento do salário mínimo. 505€ BRUTOS veja-se lá. Uiii uii, cuidado que 20€ euros a mais (que na realidade, depois dos descontos são 18€) fazem uma diferença brutal no final do mês. Vai na volta, com tamanha loucura uma pessoa ainda pondera fazer umas férias de luxo ou talvez comprar um iate. Queria só vê-los a governarem-se com esse valor durante um mês. Um mês apenas para se poder entender como tudo isto é um autêntico atentado à dignidade. É por isso que somos um país de 3º mundo quando comparados com os grandes da Europa, e é por isso que nunca sairemos da "cepa torta". Agradeçam o aumento dos vinte euros (grão a grão, enche a galinha o papo, irão dizer os mais consternados) e comecem a fazer um pé de meia para as radiografias pulmonares que terão de fazer se andarem à procura de emprego. Enfim, desculpem este desabafo, é só que há coisas que me tiram MESMO do sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário