Deveria ter uns dezasseis anos quando comecei a escrever por iniciativa própria. Dava-me gozo brincar com as palavras, escrever o que me apetecesse. Nunca o fiz para alguém em particular, nunca mantive um diário enquanto mais nova mas adorava ler. Perdia horas e horas a fio num dia inteiro entretida com livros. Dali para a escrita foi um passo bastante curto. Inicialmente comecei a escrever histórias para fóruns de bandas e personalidades. Depois por puro divertimento e sem qualquer tipo de expectativa decidi criar um livro. Fui apoiada por amigas que gostavam do que escrevia e até por uma professora da escola. Mas escrever era apenas um hobbie para mim, um aliviar da alma de um dia stressante. Nada mais do que isso até ao dia 1 de Abril de 2010 quando me dei conta que termina a minha história. Mantivera-me agarrada a ela durante meses a fio, a alterar linhas de pensamento e conceitos, a melhorar aspetos de personalidade de alguns personagens ou a simplesmente reescrever alguns trechos e de repente lá estava a minha história completa. Sem qualquer tipo de expectativa decidi enviar alguns trechos da história para algumas editoras e num belo dia, já sem qualquer tipo de recordação na memória que tinha enviado o livro, tinha uma proposta de publicação de um livro na minha caixa de emails.
Fiquei em êxtase. Quem não ficaria ao ver uma proposta de publicação para uma obra sua com apenas 20 anos? Era o meu projeto, o meu bebe e iria ser publicado. A história não é nenhum arquétipo da perfeição (já dizia a música do Miguel Araújo), não foi nenhum best-seller de vendas nem tão pouco vigorou nos tops de vendas das principais livrarias nacionais, mas fui a pessoa mais feliz ao escrevê-lo e a mais sonhadora quando o vi nas minhas mãos. Sabem, quando somos adolescentes acreditamos que podemos conquistar o mundo, é essa a magia.
E é em nome do meu tão sonhado e amado projeto, que hoje vou começar a partilhá-lo convosco. Quero pedir-vos que se recordem que quando o escrevi era ainda uma adolescente. As nossas perspectivas da vida são muito diferentes conforme as fases da nossa idade. Vamos devagarinho, uns passinhos de cada vez. Hoje conto-vos a sinopse de Por um Momento.
"Victória Cruz tinha um desejo: conhecer os elementos da banda que sempre protagonizaram os seus sonhos. E um dia, na mítica cidade de Lisboa, esse sonho é tornado realidade.
Terá o amor a força suficiente para alterar o modo de pensar de alguém? Quando uma pessoa se considera a si própria inimiga número um desse sentimento, poderá mudar de ideias? E o que fazer quando uma inóspita encruzilhada se cria à nossa frente? Ou quando alguém se torna a apoteose do nosso mundo? A frase imperativa aparece, pairando a negrito, sobre o cérebro, toldando todos os restantes pensamentos:
Alguma vez desististe de tudo para correres atrás de um grande amor?"
Autor: Ana Lopes
Editora: Chiado Editora
Publicação: Julho de 2011
Podem encontrar o livro à venda aqui:

Sem comentários:
Enviar um comentário